Madeira
   

Sobre a IRIG...


A Infraestrutura Regional de Informação Geográfica visa a modernização da Administração Pública Regional no contexto da Sociedade de Informação, apoiando-se nas tecnologias de informação e comunicação aplicadas à gestão, processamento, arquivo, disponibilização e troca de informação geográfica.

 

Pretende-se com este projeto contribuir para a RAM dê mais um passo no sentido da Sociedade da informação, dando resposta às necessidades e expectativas das entidades envolvidas no projeto, bem como dos cidadãos em geral, colocando as tecnologias da informação e comunicação ao serviço do desenvolvimento económico e social da Região, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos.

 

Neste sentido, a DRIG promoveu a definição do enquadramento legal e institucional para a efetivação da IRIG, em articulação com as instituições e serviços envolvidos, assim como da sua estrutura informativa e procedimentos necessários para uma correta integração e atualização dos dados no sistema.

 

Os princípios orientadores da IRIG são:

  • O sistema – núcleo de informação partilhado na responsabilidade e distribuído geograficamente, cujas componentes são actualizadas pelos agentes mandatados para o fazer. A DRIG realiza a validação e harmonização da informação no sentido de garantir a sua coerência.
  • Os procedimentos – principio da subsidiariedade, no sentido de a informação ser recolhida e mantida pelos agentes que mais próximo estão no terreno ou, pelo menos, em estreita articulação com estes
  • O conteúdo – informação a recolher foi definido parcimoniosamente em função dos objetivos do sistema.

IRIG é um vector chave para a modernização administrativa e desburocratização de processos e procedimentos, em virtude de ser um sistema utilizado pela Administração Pública e Sociedade Civil para os mais diversos fins.

Notícias
  1. 1
  2. 2
  3. 3
  4. Next page